segunda-feira, 28 de março de 2011

Nova avaliação do TCE de MT dá nota 10 para educação de Nortelândia



Em uma nova checagem dos dados referentes à política educacional de Nortelândia, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), voltou a dar nota altamente positiva para o município, que já havia recebido nota 9,5 pelos excelentes avanços atingidos.
O órgão estadual de contas divulgou os dados da terceira avaliação realizada, que engloba informações do ano de 2009 junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatista (IBGE), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e Secretaria de Estado de Educação, considerando para efeitos de avaliação a análise dos resultados dos investimentos na área de educação, orientando o julgamento das contas anuais do Estado e do município.

O TCE vai julgar neste ano a prestação de contas referente ao exercício de 2010, quando também fará uma analise do percentual investido na educação e se o mesmo atingiu ou superou a média do Estado e do país. Foi mantida a metodologia desenvolvida em conjunto com o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) entidade ligada ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), liderado pela professora Marta Arretche.

Ainda, nesta avaliação contou com a participação de professores contratados junto a Universidade Federal de Mato Grosso, que atuaram na leitura de microdados da educação fornecidos pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Estado de Educação e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Após debruçarem sobre estes e outros números, os responsáveis pela avaliação apontaram que o município alcançou o índice 10,0, superando a média nacional e estadual, nos 10 indicadores que foram analisados, sendo: cobertura potencial de zero a seis anos (educação infantil); taxas de reprovação do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, taxas de abandono do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, taxa de distorção idade-ano do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano do ensino fundamental; percentual de escolas municipais com nota na Prova Brasil inferior a média nacional e a estadual de língua portuguesa e de matemática, do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

O prefeito municipal disse que recebeu a informação com muita alegria, e que é fruto do investimento feito nos últimos dois anos, não só na questão estrutural e física, mas como de pessoal e qualificação, bem como um esforço dos profissionais da área num ensino aprendizado de qualidade, preparando os pequenos cidadãos de Nortelândia para o mercado.

No ano passado, Nortelândia ficou entre as 100 melhores gestões educacionais do país, recebendo o prêmio Palma de Ouro, no 6º Educa Brasil" - Encontro Nacional de Secretários Municipais de Educação, pelo desempenho como uma das melhores secretarias municipais de educação do país.

Fonte: Extraido de www.odivisor.com.br em 28/03/2001 as 12h




Nenhum comentário:

Postar um comentário