quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Programa permite controlar conteúdo nos laboratórios das escolas

Mais uma novidade na utilização de recursos da informática na Educação Pública em Mato Grosso. Está sendo divulgada, para os Laboratórios de Informática Educativa (Lieds) das unidades escolares, a utilização de um programa que permite gerenciar todos os computadores da rede, quer utilizem internet com ou sem cabeamento (wireless).

De acordo com o coordenador de Formação em Tecnologia Educacional, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Edevamilton de Lima Oliveira, o programa chamado “Italc” é uma ferramenta didática que permite ao professor ou técnico do Lied o controle do que é visto na tela de todos os computadores de uma rede. Anteriormente isso só era possível em redes que funcionam com internet por fio.

Dentre as vantagens, o programa impede que alunos se desviem da aula para acessar outros conteúdos, como o bate-papo em redes sociais, por exemplo. Outra vantagem é que o programa é gratuito e funciona tanto nos sistemas operacionais Windows como o Linux (também gratuito). Mas o Italc não é apenas uma ferramenta de controle. Também pode ser utilizado fazer demonstrações em todos os computadores em tempo real e enviar mensagens de texto, dentre outras funções.

A forma como o funcionamento deste programa está sendo disponibilizado também já é outra novidade produzida pela Educação Pública em Mato Grosso. Um técnico de um Lied, do município de Castanheira, postou um link para um tutorial (manual didático sobre como instalar ou utilizar um programa) no site da Coordenadoria de Formação em Tecnologia Educacional (www.tecmt.com.br).
O técnico Maike Zaniolo Arvani trabalha no Lied da Escola Estadual “Maria Quitéria”, de Castanheira (781 Km a Noroeste de Cuiabá). O tutorial divulgado por ele foi produzido por Vinicius Karnopp (viniciuskarnopp.blogspot.com), da E.E.B. “David Pedro Espíndola”, de Barra Velha (SC).
O site vem sendo alimentado tanto por técnicos de escolas como por formadores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros) e da própria coordenadoria.

SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT



Um comentário:

  1. Parabens Cezar, a partir dessa açao em rede nossas escolas tornar-se-ao livres e autonomas em relaçao ao uso dos recursos computacionais e outras tecnologias.

    ResponderExcluir