sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Estudante de Alto Paraguai- MT é Finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa




A estudante Even Nayre Fonseca Batista é semifinalista da etapa regional da OLP/2012, e estará participando do Encontro Regional em Belo Horizonte - MG, nos dias 27, 28 e 29/11/2012, juntamente com a Professora Sunair Pereira Fonseca Batista.
A Professora Sunair considera a importância da OLP para o aprendizado do aluno e para sua prática docente:
Através da Olimpíada de Língua Portuguesa, descobri que não são os alunos que não sabem, nós os professores é que temos que mudar a nossa maneira de ensinar. A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro me apresentou um oceano de descobertas, no qual mergulhei e encontrei tesouros valiosos que continuarei utilizando na minha prática como professora de Língua Portuguesa”.

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO
3ª EDIÇÃO

Escola Estadual Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo
Local: Alto Paraguai-MT
Professora: Sunair Pereira Fonseca Batista
Aluna: Even Nayre Fonseca Batista
Turma: 2º ano – Ensino Médio

Gênero textual: Artigo de opinião

Título: Minhocultura ou Piscicultura, o que é melhor para minha cidade?

Como na maioria das cidades pequenas do Brasil, os moradores de Alto Paraguai-MT enfrentam problemas em conseguir emprego. Ultimamente, o problema de geração de empregos tem sido algo polêmico aqui na cidade. Isso tem afetado e causado uma insatisfação por parte dos minhoqueiros que almejam continuar explorando uma área de terra de 2.000 hectares. Esses hectares de terra chamaram a atenção de uma empresa privada: Fazenda Agroindústria Princesa, que interessou em instalar uma grande empresa de piscicultura na região.
Uma boa parte da população não concorda com a instalação da piscicultura privada no local, pois ela será construída em uma das principais áreas onde os extratores de iscas vivas (minhocas do tipo minhocuçu) tiram o sustento de suas famílias. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Assembléia Legislativa-MT, cerca de 200 famílias são sustentadas pela comercialização de iscas. Durante entrevista com minhoqueiros da cidade, é possível perceber como estão se sentindo ameaçados, uma vez que é a opção de sobrevivência que eles encontraram, já que não há alternativa de emprego na cidade, principalmente para pessoas que não possuem um bom grau de escolaridade.
Por outro lado, há pessoas no nosso município que concordam com a construção da piscicultura nesta região. Elas afirmam que a SEMA/MT (Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso) já publicou no Diário Oficial nº 25.799, página 74, a Licença Prévia e de Instalação do Projeto de Piscicultura na Fazenda Princesa, localizada no Município de Alto Paraguai. De acordo com um dos operadores de máquinas que trabalha nas terras da Fazenda, mais de 300 famílias serão beneficiadas, pois terão direitos trabalhistas assegurados: Carteira assinada, previdência social, FGTS, PIS, seguro desemprego e outros benefícios que a extração de minhoca não contempla, considerando que os minhoqueiros não trabalham de forma organizada e nem legalizada. A turma da nossa sala (2º ano “A”) entrevistou um dos piscicultores e Administrador Público de Alto Paraguai-MT, ele disse que as minhocas poderão entrar em extinção, terminando assim a chance de trabalho dos minhoqueiros, já a piscicultura é uma atividade mais estável, pois pode gerar empregos para pessoas de diferentes graus de escolaridade, por tempo indeterminado.
Na minha opinião, essa empresa de piscicultura irá ajudar a cidade evoluir muito, pois o lugar onde eu vivo já foi muito desmatado quando a economia básica era voltada para a extração de ouro e diamante e a sequela dessa economia foram os buracos deixados pelos garimpeiros. Eu sou a favor da implantação da empresa de piscicultura, porque irá fortalecer os piscicultores que já estão na atividade aproveitando os buracos deixados pelos garimpeiros, criando uma produção de peixes em grande escala que segundo o secretário da APRUSA (Associação dos Produtores Rurais da Sede Alto Paraguai) irá melhorar a economia do município, garantir segurança no trabalho e estabilidade para os moradores.
Assim, Alto Paraguai que ainda não possui nenhuma empresa, terá oportunidade de ter uma fonte de emprego legalizada dentro de suas terras, beneficiando uma população carente e desprovida de um trabalho seguro.

                                                        Even Nayre Fonseca Batista
                                                                      Estudante

Nenhum comentário:

Postar um comentário