quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Aparelho multimídia chega a 20 mil escolas neste semestre

Projetor Proinfo

Quarta-feira, 09 de fevereiro de 2011 - 10:32 Projetor, computador, televisão, aparelho de som, microfone e DVD. Um só aparelho, desenvolvido pelo Ministério da Educação, em parceria com as universidades federais de Pernambuco e de Santa Catarina, substitui todos os equipamentos citados pelo preço unitário de R$ 1,4 mil. O projetor ProInfo será produzido pela mesma empresa responsável pelas urnas eletrônicas usadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O pedido inicial, de 20 mil aparelhos, para atender o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), do MEC, está em fase de produção. As unidades devem chegar às salas de aula de escolas públicas até o fim deste semestre.
Além dos ganhos financeiros e pedagógicos, o principal destaque da inovação tecnológica é o ganho de tempo. “Antes, o professor precisava deslocar os estudantes até um laboratório ou levar TV com vídeo e projetor até a turma, fora o trabalho de conectar cabos e fazer testes”, explica José Guilherme Ribeiro, diretor de infraestrutura em tecnologia educacional do MEC.

Com o projetor ProInfo, a burocracia diminui. O aparelho pesa pouco mais de quatro quilos e pode ser conectado à internet apenas com uma tomada. Não é preciso configurá-lo, nem instalar softwares. Equipado com sistema wireless, ele permite o acesso à internet e projeta o conteúdo em qualquer parede.
Em dezembro de 2010, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) fez registro de preço para o projetor. Os municípios, estados e Distrito Federal podem adquiri-lo com recursos próprios ou de outras fontes por meio de adesão à ata de registro de preços decorrente do Pregão nº 42/ 2010. O registro apresenta preço — válido por um ano — divulgado pela empresa que ganhou o processo licitatório. Inicialmente, a produção mínima é de 20 mil aparelhos, mas o edital prevê a compra de até 80 mil. “Com os 20 mil aparelhos que serão distribuídos a escolas públicas neste semestre, beneficiaremos indiretamente 15 milhões de estudantes”, diz José Guilherme.

Parceria — A criação do equipamento mobilizou cerca de 20 pesquisadores e 300 escolas públicas. As escolas testaram os aparelhos e sugeriram mudanças. Orientador educacional em uma das escolas que testaram o projetor ProInfo no Distrito Federal, o professor Wellinton Maciel acompanhou de perto a parceria responsável pela criação do dispositivo. “Os professores sugeriram mudanças no peso, no formato e até mesmo na posição da tomada”, revela.

O principal benefício, de acordo com o professor, está no fator motivador. “Acoplar o conteúdo a som, imagem e movimento deixa os estudantes envolvidos”. Para driblar a possibilidade de acesso a material não confiável pela internet, Maciel sugere páginas certificadas pelo MEC. O Portal do Professor, por exemplo, contém aulas prontas em formato multimídia. “Tem também o Domínio Público. É bastante conteúdo”, afirma.

Ana Guimarães

Palavras-chave: tecnologia, projetor ProInfo

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Aplicativo faz iPhone traduzir falas em 15 línguas, inclusive português


G1, em São Paulo
Google Translator: próximo ao fictício 'Babel Fish' (Foto: Reprodução)
Google Translator: próximo ao fictício
'Babel Fish' (Foto: Reprodução)
Você está em Beijing, na China, e não fala uma palavra de mandarim. Tire seu celular do bolso, fale, em português, "onde é a estação de metrô mais perto?". Alguns segundos depois, o aparelho passa a exibir os ideogramas da tradução em chinês. Aperte um botão, e o telefone pronunciará a frase traduzida. Antes do garçom do restaurante responder, você aperta um botão. O celular ouve tudo o que ele diz e, logo depois, exibe uma tradução em português, indicando que é necessário "caminhar duas quadras à direita".
Apresentado oficialmente na IFA 2010, em Berlim, o Google Translate com "Conversation Mode" (ou modo de conversação) chegou oficialmente à loja de aplicativos para iPhone nesta terça-feira (8). O programa é capaz de ouvir, entender e traduzir palavras em até 15 línguas diferentes, incluindo o português. Há suporte apenas via texto para mais oito línguas: no total, é possível fazer traduções entre 23 idiomas.
A primeira versão de testes do Google Translate capaz de identificar frases faladas foi lançada em janeiro para telefones com sistema Android, do próprio Google. Inicialmente, o aplicativo só era capaz de identificar frases em inglês e espanhol.
Ainda há falhas, principalmente na identificação de frases ditas em outras línguas que não o inglês e o espanhol.
programa já havia sido demonstrado na Feira de Telecomunicações (IFA) de Berlim, em 2010, e agora chega aos usuários de smartphones com Android. Durante a feira, em setembro, o presidente do Google, Eric Schmidt, disse que a criação de um telefone que funcione como "peixe de Babel" (referência ao tradutor automático do universo fictício do "Guia do Mochileiro das Galáxias", do escritor britânico Douglas Adams) é o próximo passo na busca do que ele chamou de "humanidade aumentada".

Escola utiliza blog para expor trabalhos dos alunos



Empregando a tecnologia como ferramenta do processo de criação textual, alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor João Batista, da cidade de Tangará da Serra, utilizam um blog para exposição dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula e também no laboratório de informática da unidade.
A ideia, explica professora de Língua Portuguesa, Maria Santos Gomes, surgiu por meio das oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro em 2010, que contou com a inscrição de dez alunos da unidade.
Ela explica que o desenvolvimento da produção textual não era obrigatória, mas as turmas de 1º,2º e 3º anos do Ensino Médio aderiram maciçamente ao blog.
A professora Maria, que desde 2004 leciona na unidade,  explica que um dos temas trabalhados referia-se a cidade onde residiam. “Tinham de produzir um texto argumentativo-dissertativo. Escreveram sobre a realidade que conheciam e  puderam elogiar, criticar, avaliar a situação local”. O desenvolvimento dos textos possibilitou o exercício da cidadania, assim como serviu como estímulo para o desenvolvimento intelectual dos estudantes.
O sucesso da iniciativa deverá ser ratificado em 2011 já que estudantes do 1º ano do Ensino Médio também serão convidados a participaram da manutenção do espaço de divulgação,  que pode ser conferido pelo endereço  professoramariaelena.blogspot.com

PATRÍCIA NEVES

Assessoria/Seduc-MT