quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Supercomputador tem o "poder" de 175 Mil Leptops

Divulgação

A fabricante de chips Nvidia anunciou que um novo supercomputador construído na China é o mais rápido do mundo. A máquina, construída pela Universidade Nacional de Tecnologia da Defesa e instalado no Centro Nacional de Supercomputação em Tianjin, tem poder equivalente ao de 175 mil laptops.
O computador chinês é 30% mais rápido que o segundo computador mais potente do mundo, instalado no Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos, de acordo com a Nvidia. Conhecido como Tianhe-1A, o supercomputador será utilizado por cientistas de diversas áreas e também será colocado à disposição de outros países.

Governo brasileiro lança novo Documento de Identidade

Ministério da Justiça lança às 12h desta quinta-feira (30), em Brasília, o RIC (Registro de Identidade Civil), documento que deverá substituir o atual RG, principal título de identidade dos brasileiros.
Novo RG ou Registro de Identidade Civil - frente HG

Novo RG ou Registro de Identidade Civil HG - verso


O novo documento conta com uma série de mecanismos de segurança, além de um chip para armazenar dados como sexo e origem do indivíduo, data de nascimento, assinatura, impressões digitais, entre outros.
O chip do RIC ainda trará dados de outros documentos nacionais, como o CPF e título de eleitor, por exemplo.
Segundo o Ministério da Justiça, o novo RG será um dos “mais modernos documentos de identificação do mundo”. No lançamento, que contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo explicará como será feita a substituição da identidade dos brasileiros.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Governo libera crédito para laptop popular

Leptop do Projeto UCA

O governo federal liberou ontem (27/12/2010)  uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que Estados e municípios comprem laptops para estudantes das suas redes de ensino.
O crédito faz parte do Programa Um computador por Aluno, mas estados e municípios só poderão comprar equipamentos para, no máximo, 25% de sua rede. Levando-se em conta que o governo federal só distribuiu até hoje 150 mil laptops e não tem previsão de orçamento para novas compras, a meta que dá nome ao programa deverá levar algumas décadas para ser cumprida - além de depender, na sua maior parte, da boa vontade e dos recursos de prefeituras e governos estaduais.
Chamado de ProUca, o programa, criado em 2007, teve problemas desde o início. Na primeira tentativa de licitação, o ministro da Educação suspendeu a compra por considerar que o preço pedido pelas empresas estava muito acima do que o governo poderia pagar. Na época, a expectativa era de US$ 100 por equipamento, mas as melhores propostas estavam em R$ 1.000.
Uma segunda tentativa, em dezembro de 2008, parou duas vezes. Na primeira, o Tribunal de Contas da União questionou os critérios da licitação. Liberado em janeiro, o processo parou novamente em março porque a empresa que ofereceu o menor preço questionou os testes que constataram que o equipamento tinha desempenho ruim. Quando a compra foi feita, 150 mil computadores foram distribuídos para alunos de 300 escolas públicas.

O equipamento que poderá ser comprado é o mesmo adquirido pelo MEC e custa de R$ 344,18 a R$ 376,94.

Fonte: Por Lisandra Paraguassú, estadao.com.br, Atualizado: 28/12/2010 1:33

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

UCA na EE 25 de Outubro - Arenápolis- MT

Foto da Professora Márcia

No dia 04/12 a Escola realizou uma reunião com a comunidade local,(pais e alunos), para informá-los sobre o Projeto UCA. Estiveram  presentes o professor Edevamilton de Lima Oliveira - coordenador Estadual Proinfo-Seduc - MT, o professor Cezar Augusto Spíndola dos Santos- diretor do Cefapro-Diamantino, professor Osvaldo Rodrigues de Souza - Formador em tecnologia Educacional - Cefapro -Diamantino, Farid Tenório - prefeito da cidade, Rosinha Santos - Assessora Pedagógica e Carlos Pellegi representante do Rotary - parceiro em apoio a Projetos Pedagógicos desenvolvidos na Escola.


Foto da Professora Márcia
Professor Osvaldo do Cefapro ensinando as crianças a usarem o "Uquinha"

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Uso excessivo de internet sobrecarrega o cérebro, diz pesquisa

07/12/2010 15h40 - Atualizado em 07/12/2010 15h40

Segundo cientistas, internautas podem perder a habilidade de ler livros.

Outro estudo mostra que receber e-mail produz sensação de ‘bem estar’.

Do G1, em São Paulo
Mulher acessa internet por computador
Pessoas acessam e-mail mais de 30 vezes por
hora, segundo estudo. (Foto: Brian Snyder/Reuters)

Uma pesquisa revela que as pessoas estão ficando sobrecarregadas com informações de computadores, telefones e e-mails, o que dificulta a concentração em uma única tarefa.
Segundo cientistas da Universidade de New South Wales, na Austrália, usuários que passam muito tempo na internet podem sofrer do “Distúrbio de Déficit de Atenção”. Ou seja, esses internautas podem perder a habilidade de ler livros e assistir peças de teatro, já que estão acostumados com pequenas quantidades de informação, como os tuítes.
Conforme reportagem do jornal britânico “The Sun”, alguns cientistas dizem que o grande número de conversas instantâneas poderia, inclusive, prejudicar uma área do cérebro chamada “córtex pré-frontal”. Segundo o professor John Sweller, a quantidade de informações que recebemos pela internet pode exceder os limites, o que causaria os problemas de memória.

E-mail
Outra pesquisa mostra que alguns funcionários de escritório são viciados no e-mail. De acordo com os cientistas, receber um e-mail produz um hormônio de bem-estar nas pessoas. Além disso, a maioria dos adultos verifica sua caixa de entrada mais de 30 vezes por hora. A pesquisa é destaque da revista “Esquire” de janeiro.

Google vai distribuir notebooks para testar sistema operacional na nuvem

07/12/2010 17h48 - Atualizado em 07/12/2010 19h43

Batizado de Cr-48, aparelho vai rodar novo ecossistema Chrome OS.

Gigante da internet também anunciou loja de aplicativos online.

Do G1, com informações da Reuters
Eric Schmidt, presidente do Google, em evento do Chrome OS.
Eric Schmidt, presidente do Google, em evento doChrome OS. (Foto: Beck Diefenbach/Reuters)

O Google anunciou nesta terça-feira (7) que testará seu sistema operacional baseado em Linux, o Chrome OS, em um projeto-piloto que incluirá a distribuição de um notebook criado especificamente para o novo ecossistema.
Batizado de Cr-48, o notebook será distribuído gratuitamente pela gigante da internet para alguns usuários da rede nos Estados Unidos, e será o primeiro de uma série de computadores adaptados para o Chrome OS. O sistema operacional, segundo o Google, será totalmente integrado à nuvem, ou seja: rodará programas diretamente da internet, sem a necessidade de instalação no computador do usuário.
O Cr-48 terá autonomia de 8 horas de funcionamento, e 7 dias em stand-by. Ao ser ligado, ele entra em operação em apenas 10 segundos, de acordo com a empresa. A empresa não informou quantos notebooks serão distribuídos no programa piloto.
Após os testes com o Cr-48, a primeira leva de PCs a usar o sistema operacional Chrome chegará às lojas em meados de 2011 nos Estados Unidos e contará com conexão sem fio da operadora Verizon gratuita por dois anos. Os novos notebooks Chrome terão 100 megabytes mensais de conexão sem fio gratuitos por dois anos, fornecidos pela Verizon.
A empresa lançou também sua nova loja online de games, notícias e outros aplicativos, como parte da estratégia para conquistar uma participação maior na nova geração de mídia e entretenimento da Internet.
A produtora de games Electronic Arts fez uma demonstração de um jogo que estará disponível na "Chrome Store", que será inaugurada em breve. A loja virtual também venderá aplicativos de notícias do jornal New York Times e da National Public Radio.
Executivos do Google disseram em coletiva em San Francisco que o navegador Chrome já tem 120 milhões de usuários. Em maio, o browser do Google contava com apenas 70 milhões de usuários.
A Apple afirmou em outubro que também iria abrir uma loja virtual de aplicativos para seus computadores Macintosh, em busca de replicar o sucesso da "app store" para o iPhone. O serviço, que será integrado ao sistema operacional Mac OS X, deve estar disponível até janeiro.
Cr-48, notebook utilizado pelo Google para testar sistema operacional na nuvem.
Cr-48, notebook utilizado pelo Google para testar sistema operacional na nuvem. 
Foto: Divulgação

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Gêneros Textuais e Diversidade Cultural na EE Ir. Lucinda Facchini

Terça-feira, 30 de novembro de 2010
Oficina desenvolve habilidades a partir da observação e espírito crítico


Uma oficina de gêneros textuais realizada pela Escola Estadual Irmã Lucinda Facchini, em Diamantino, trabalhou com os estudantes dois tópicos envolvendo a preservação e os cuidados com a vida no planeta. A partir de um estudo sobre o Estado deram início a um trabalho envolvendo da Educação Ambiental e Geografia de Mato Grosso. Um segundo momento, os estudantes debateram a História de Mato Grosso e Educação das Relações Etnicorraciais.

Segundo a professora responsável pela atividade, Jacilda Pinho, os alunos perceberam a importância em preservar e cuidar do meio ambiente para a manutenção e respeito pela vida no planeta. Os estudos foram iniciados a partir da visão geográfica do Estado, até chegarem ao em torno da escola. “Eles fizeram reflexão sobre a conservação e cuidado com o município onde vivem”, disse.
Um dos exercícios praticados foi o de observação. Durante um mês, foram analisados os desperdícios da merenda escolar. O resultado dessa avaliação feita pelos estudantes foi exposto aos colegas e toda a comunidade escolar. Propostas para evitar o desperdício foram apresentadas resultando em sugestões para evitar o problema. Entre elas, reaproveitamento de alimentos, cuidados e manejo de canteiros de plantas ornamentais e hortaliças.


Um dos alunos participantes do trabalho, Victor Bruno Barth, acredita que a proposta das duas etapas ofereceu aos estudantes a oportunidade de conhecer a geografia do Estado, a vegetação (cerrado) e os impactos ambientais sobre a natureza e sobre o próprio homem. “As queimadas são impacto ambiental que prejudicam o ar e o solo, e as doenças causadas em virtude dela acabam prejudicando a saúde humana”, diz .

Na segunda fase do trabalho os estudantes puderam conhecer a cultura indígena, dentro da proposta de relações etnicorraciais e até mesmo comparar o modo de vida dos índios com o dos não índios. Em a História de Mato Grosso e Educação das Relações Etnicorraciais, os estudantes elencaram resultados da visita à aldeia Pareci em Tangará da Serra, onde deparam com as diferenças culturais, de hábitos e costumes. Victor Bruno destaca “lá, nós aprendemos sobre sua cultura e história, fazendo perguntas e vendo o modo de vida deles”.
A professora e idealizadora do projeto, Ivolina Razza confessa ”o trabalho é árduo mas o seu produto final é gratificante”. Os alunos ainda confeccionaram objetos da cozinha quilombola; apresentaram dança religiosa representando as diversas regiões do país envolvendo os diferentes segmentos religiosos.
Segundo a professora Jacilda, o projeto foi pensado na perspectiva do domínio, por parte do educando, do narrar, do relatar, do expor e do argumentar. “A escola deve ser concebida como uma referência sócio-comunicativa e de descobertas de competências e habilidades inerentes ao educando”, diz. (com a escola).


ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT